SOBRE

CAROL PANESI E A MÚSICA:  UM PERCURSO

 

“A música está em todos os contextos”. Para a violinista carioca, a máxima de Hermeto Pascoal faz todo sentido. O primeiro alumbramento sonoro aconteceu em casa: paisagem musical do violão e voz de seu pai entoando canções de Tom e Vinícius.

 

             Não demorou muito para que um piano no canto da sala ganhasse vida nas mãos da menina. Aos 11 anos, ela ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) onde concluiu o curso técnico de piano. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino.

 

            Após anos de vivência intensa no CBM, Carol conheceu o multi-instrumentista e compositor Itiberê Zwarg. Esse encontro determinou os rumos da sua trajetória musical e tornou-se sua principal fonte de inspiração. Passou a integrar a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo. Com esses projetos, viajou por vários lugares do Brasil e do mundo. Após algum tempo, passou também a compartilhar seus conhecimentos como monitora do projeto didático idealizado por Itiberê, a Oficina da Música Universal, onde trabalhou por 7 anos.

   

Multi-instrumentista, vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2018 e 2019 na categoria Autora e Instrumentista Feminino e vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, entre eles Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha.

 

             Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP "Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.  

 

            A identidade musical dessa multi-instrumentista destaca-se pela capacidade de fazer soar as nuances dos mais variados contextos e estilos por onde ela transita. Ao violino, piano ou trompete, a música é o farol que guia Carol.