SOBRE

CAROL PANESI E A MÚSICA: UM PERCURSO
“A música está em todos os contextos”. Para a violinista carioca, a máxima de Hermeto Pascoal faz todo sentido. O primeiro alumbramento sonoro aconteceu em casa: paisagem musical do violão e voz de seu pai entoando canções de Tom e Vinícius.
Não demorou muito para que um piano no canto da sala ganhasse vida nas mãos da menina. Aos 11 anos, ela ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) onde concluiu o curso técnico de piano com Valéria Mendonça. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino.
Após anos de vivência intensa no CBM, onde se formou no Curso Técnico em Piano, Carol conheceu o multi-instrumentista e compositor Itiberê Zwarg. Esse encontro determinou os rumos da sua trajetória musical e tornou-se sua principal fonte de inspiração. Passou a integrar a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo. Com esses projetos, viajou por vários lugares do Brasil e do mundo. Após algum tempo, passou também a compartilhar seus conhecimentos como monitora do projeto didático idealizado por Itiberê, a Oficina da Música Universal, onde trabalhou por 7 anos.
Multi-instrumentista, vencedora do Prêmio Toca Compositoras 2023, Premio Profissionais da Música 2018 e 2019 na categoria Autora e Instrumentista Feminino e vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, entre eles Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha.
Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP "Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE. Em junho do mesmo ano lançou seu quarto álbum "Arte é Oração", em duo com o guitarrista Fabio Leal. Em agosto de 2023 lançou seu quinto álbum autoral "Natureza é Casa".
A identidade musical dessa multi-instrumentista destaca-se pela capacidade de fazer soar as nuances dos mais variados contextos e estilos por onde ela transita.